Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Minicurso online: Introdução à solução numérica de Equações diferenciais Parciais

Atualização, preparação e oferecimento do minicurso voltado para alunos de graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica a fim de introduzir técnicas numéricas para solucionar problemas que envolvam derivadas parciais.

A solução numérica de Equações Diferenciais Parciais (EDPs) é de grande importância em diversas áreas, tais como, Matemática Aplicada, Física, Engenharia e Computação. Em particular, destaca-se a simulação computacional de problemas na área de dinâmica dos fluidos que envolve a derivação de soluções numéricas das Equações de Navier-Stokes e da Conservação de Massa, que modelam o escoamento de fluidos. No presente minicurso, será apresentado o método de diferenças finitas para a discretização de EDPs, por meio da resolução numérica de equações modelo 1D e exemplos de simulações numéricas de EDPs 1D, 2D e 3D. Este minicurso fará uso da ferramenta Jupyter Notebook, que são páginas visíveis em um browser (ex.: Firefox, Chrome, etc) possibilitando misturar texto, código executável em Python, gráficos, figuras etc. Este tipo de página é um recurso que permite o estudo interativo, onde o aluno pode alterar e executar o código na própria máquina e já observar o resultado em tempo real.

Coordenação: Prof. Jonas Laerte Ansoni.

Vigência: início em 2021.