
Resumos - Oficinas
OFICINA I: Lucas Fré Campos
Título: Geometria Fractal no Ensino Médio Resumo: Estamos acostumados a pensar em Geometria como sendo um conjunto de proposições e axiomas feitos por Euclides, porém, as formas regulares (pontos, retas, planos e sólidos) descritas por Euclides, apesar de servir bem as necessidades do homem, são muito simples ao ponto de não considerarem padrões complexos da natureza, considerados por ele "patológicos". Com suas características e propriedades, a Geometria Fractal busca entender as formas mais complexas da natureza. Nesta oficina são apresentadas atividades práticas que explorarão as possibilidades de ensino de conteúdos matemáticos, reforçando a ideia da necessidade de experimentar a Matemática por caminhos diferentes para além da resolução de exercícios. |
OFICINA II: Guilherme Garcia Fernandes e Ana Camila Vilela Costa Título: Desenvolvimento do pensamento geométrico, vistas de formas geométricas Resumo: Há tempos o ensino de Geometria na Educação Básica, em especial nas escolas públicas, tem sido abandonado. Fatores como a falta de materiais didáticos, a estrutura dos livros didáticos, a defasagem na formação inicial e contínua dos professores, contribuem para esta situação. Propomos nesta oficina apresentar um caminho, a professores e futuros professores de matemática, de como desenvolver o pensamento geométrico, a partir do livro “A Geometria nas Séries Iniciais: Uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores” das autoras Adair Mendes Nacarato e Cármen Lúcia Brancaglion Passos. Os principais conceitos abordados serão o desenvolvimento do pensamento geométrico, conceitos figurais, visualização e representação geométrica e as transformações 3D ↔ 2D. Para desenvolvimento das atividades utilizaremos recursos simples como caixas de creme dental, remédio, cilíndricas, dentre outras representações de sólidos. Utilizaremos também o quebra-cabeça cubo soma que nos ajudará a trabalhar com as transformações 3D ↔ 2D e a representação. |
OFICINA III: Adrielly Antonia Santos Gomes e Franciana Teixeira Franco Ribeiro Título: Simetrias no Contexto da Matemática Escola Resumo: A oficina tem como objetivo trabalhar a unidade temática Geometria, decorrente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o conteúdo específico: Simetrias (simetrias de reflexão, rotação e translação). O foco estará nas construções realizadas pelos estudantes de acordo com as atividades que serão desenvolvidas. Com elas será possível compreender formas de como a temática pode ser trabalhada no Ensino Fundamental anos finais. |
OFICINA IV: Maycon Clisman Ferreira Título: Construção de poliedros, animações e realidade aumentada com software Geogebra 3D para celulares. Resumo: A sociedade vive em constantes desenvolvimentos tecnológicos, assim, o ensino vem se apresentando mais eficaz. Como o uso da informática vem se tornando cada vez mais habitual em meio à sociedade, logo se torna transitável o uso de recursos tecnológicos. Além disso, a internet vem sendo de fácil acesso e pode ser acessível através de qualquer aparelho eletrônico como celulares, tablets e notebooks. Dessa forma, é importante que o professor se aperfeiçoe nessas novas tecnologias para o avanço dos processos de ensino e aprendizagem, gerando um conhecimento significativo para o aluno (OLIVEIRA e JUSTO, 2014). Sendo assim nesta oficina mostraremos as formas de se trabalhar com um recurso bem popular entre os professores de matemática que é o software Geogebra, porem com um diferencial que será trabalhar com o software na versão para dispositivos móveis. Será trabalhado a construção de poliedros e neles colocaremos animações, apresentações e também quando possível mostraremos a função realidade aumentada. Referencia Bibliografica: OLIVEIRA, D. S.; JUSTO, D. A. R. GeoGebra: Facilitando o Aprendizado da Função Afim e Função Quadrática. Matemática, Mídia Digitais e Didáticas. Porto Alegre, p. 1-30. 22 jul, 2014. SILVA, R. F. N. Utilização do Software GeoGebra no Ensino de Retas no Ensino Médio. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Plena em Matemática A Distancia, Departamento de Matemática, Universidade Federal da Paraíba, Itabaiana, 2014. |
OFICINA V: Lunessa Martins de Melo Título: Medindo ângulos Resumo: A oficina, planejada para aqueles que irão trabalhar com alunos do 6° ano do ensino fundamental II, consiste em um conjunto de tarefas em que o estudante irá conhecer os conceitos básicos sobre ângulo, tendo como finalidade a identificação do ângulo e seus elementos; classificação de ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e de uma volta; medir ângulos usando medidas não padronizadas e padronizadas; e utilizar o instrumento de medida, transferidor. |