Palestras

PALESTRA I: Franklina de Toledo – USP
Título: Matemática Aplicada: a otimização está no ar!
Resumo: A Matemática pode ajudar fortemente na resolução de problemas reais. Embora muitos nem notem, a Matemática está por todo lado. Em especial, a área de Otimização contribui fortemente para nos ajudar no dia a dia. Quando buscamos um trajeto para ir de um ponto a outro, estamos resolvendo um problema de otimização. Também, na produção de nossos cadernos é resolvido outro problema de otimização. E quando arrumamos as malas no nosso carro, ou os produtos na geladeira, outros problemas de otimização estão sendo resolvidos. Podemos maximizar nossos lucros, investindo nossas economias de forma otimizada. Sim, a Otimização, logo a Matemática Aplicada, tanto é utilizada para resolver problemas do cotidiano quanto para resolver problemas mais complicados, como para ajudar em questões médicas, no planejamento da produção das empresas, na definição de escala de trabalho de motorista e cobradores do transporte público, e muito mais. Nesta palestra, vamos abordar diferentes problemas de otimização e tentar mostrar que a Matemática Aplicada é extremamente importante para nos ajudar a resolver problemas reais.

PALESTRA II: Pedro Malagutti – UFSCAR
Título: Mágicas, matemática e demais mistérios.
Resumo: Serão apresentadas mágicas matemáticas e materiais relacionados que podem ser usados em sala de aula para despertar o interesse dos alunos para as diferentes áreas da Matemática. Os números de magia envolvem lógica, aritmética, teoria dos números, geometria, topologia intuitiva e combinatória elementar. São atividades de divulgação científica que buscam seduzir os alunos para o mundo da dedução, a partir de experimentos indutivos que causam dúvida e admiração, com o propósito de abrir as portas para uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos de matemática.
PALESTRA III: Samira Zaidan – UFMG
Título:Algumas questões para a formação docente nos dias de hoje
Resumo: A Licenciatura nos convoca a pensar a nossa formação e o que pensamos em propor às novas gerações, assim como a nos preparar para uma prática profissional realizadora. Iremos abordar algumas questões sobre a prática de ensino na profissão docente nos dias de hoje diante da diversidade e desigualdade presente na escola pública. A educação básica como direito de todos é uma conquista impulsionada pelo movimento docente no Brasil e coloca para nós, formadores, um desafio enorme: como ensinar e proporcionar desenvolvimento no âmbito da educação pública a educandos muito diferenciados e em condições materiais de existência bem longe do ideal. A globalização e as tecnologias desafiam, mas não tiram a importância da escola. Na ação docente a relação professor-aluno é fundante, requerendo dele o conhecimento da matemática escolar, inserido que está em uma prática social complexa que é ensinar/formar novas gerações. Numa perspectiva democrática e crítica da educação, vamos analisar e fazer críticas ao atual modelo de licenciatura; destacar a centralidade das relações teoria e prática, da reflexão sobre o fazer docente, as condições de trabalho, entre outras questões. O debate a partir das questões dos licenciandos terá uma atenção especial.

PALESTRA IV: Thais Dalbelo - UFSCAR
Título:POINCARE, HOPF E OS REDEMOINHOS
Resumo:Nesta palestra, apresentaremos o ́ındice de PoincarÉ-Hopf, definido para singularidades isoladas de campos de vetores sobre superf ́ıcies suaves. Utilizando esse invariante, apresentaremos uma demostra ̧c ̃ao do Teorema de Poincar ́e-Hopf (Teorema da Esfera Cabeluda).

Contato

Departamento de Ciências Exatas - DEX - UFLA
Lavras-MG