Sobre a semana

   

A Semana da Matemática da Ufla está na sua sétima edição. É um evento de caráter regional, organizado pelos professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) e do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM). Seu objetivo é divulgar a Matemática realizada na UFLA e em outras instituições convidadas, através de atividades que envolvam o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O público alvo é composto por estudantes de Licenciatura E Bacharelado em Matemática, professores do Ensino Superior e da Rede Básica de Ensino.

   

A VII SEMAT será realizada PRESENCIALMENTE, entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023 . As atividades serão realizadas em salas do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/UFLA) e no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA, conforme programação da tabela abaixo. Para essa edição, preparamos:

  Listas em HTML

Submissão de trabalhos

   

Para os estudantes que desejam apresentar um trabalho, há a opção de apresentação oral ou pôster. Especificamente para mestrandos dos programas do DMM e do DFM, há também a opção de apresentação oral num formato de painel. Em todos os casos, é necessário fazer inscrição no evento e enviar um resumo, usando o modelo doc ou tex, para o endereço de e-mail semanadamatematicaufla@gmail.com até o dia 10 de Novembro de 2023. No campo 'Assunto' do e-mail, deverá constar: VIISemat – Nome completo do/a Participante – Instituição em que estuda, e, no corpo do email, pedimos que seja sinalizado qual tipo de apresentação se pretende fazer: oral, pôster ou painel dos mestrandos.  

Podem ser submetidos trabalhos nas áreas de Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática. Cada apresentação oral terá duração máxima de 15 minutos, acrescidos 5 minutos para perguntas dos participantes. Os pôsteres serão exibidos em sessões paralelas ao horário do café, a fim de viabilizar a interação entre os participantes. Com relação ao painel dos mestrandos, se darão com apresentações orais de cerca de 10 minutos, em que cada participante apresentará os objetivos e a metodologia do seu projeto de mestrado, ou os resultados obtidos, quando já finalizados. Ao final das apresentações, haverá um momento comum para perguntas e discussões.  

Os trabalhos aceitos serão divulgados nesta página e pelo e-mail utilizado para submissão, até o dia 14 de Novembro de 2023.

Inscrições

   

Para se inscrever na VII SEMAT, basta clicar no botão abaixo.
Para quem for submeter trabalhos, o prazo de inscrição é 10 de novembro de 2023. Para participantes que não desejem apresentar trabalhos, a inscrição pode ser feita até o dia 17 de novembro de 2023.

   

Programação e links

   

As palestras, apresentações orais, o painel, a sessão de pôsteres, a mesa redonda e os cafés ocorrerão no Auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH). O minicurso e a gincana, especificamente, ocorrerão na Sala DEX 04 (LEM), do DMM.
   

Hora Seg
(20/11)
Ter
(21/11)
Qua
(22/11)
Qui
(23/11)
17:00 Gincana
Sala DEX 04 (LEM)
Gincana
Sala DEX 04 (LEM)
           
18:00 Credenciamento Auditório DCH
       
19:00 Palestra 1
Caroline Mendes dos Passos

(UFV)

Auditório DCH


Palestra 2
Wilker Thiago Fernandes

(UFSJ)

Auditório DCH

Palestra 3
Evelise Corbalan Freire

(UFLA)

Auditório DCH

Roda de

conversa
Educação Matemática inclusiva

Auditório DCH

           
20:30

Café

Café

Café

Café

21:00 Minicurso

"O desenvolvimento do pensamento geométrico na educação básica"
Proponente: Silvia Maria Medeiros Caporale

Sala DEX 04 (LEM)

Minicurso

"O desenvolvimento do pensamento geométrico na educação básica"
Proponente: Silvia Maria Medeiros Caporale

Sala DEX 04 (LEM)

Sessão de pôsteres

Auditório DCH

Compartilhando experiências
Painel de mestrandos/as e mestres

Auditório DCH

22:00

Apresentações orais

Auditório DCH

Encerramento

Auditório DCH

Palestra 1: Caroline Mendes dos Passos - UFV

Por uma Educação Matemática antirracista e crítica

20 anos depois da promulgação da lei 10.639, que instituiu a discussão sobre as questões relacionadas à educação para as relações étnico-raciais nos contextos de ensino de todo o Brasil, é importante refletirmos sobre como o ensino de Matemática foi impactado por esta lei. É no sentido de promover esta reflexão que apresento a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica como possibilidade para efetivação da lei. Uma Educação Matemática antirracista e crítica permite considerar como possíveis saberes matemáticos outros. Muito mais do que não hierarquizar é importante saber identificar as possibilidades que tal sensibilidade trazem para os contextos de ensino, sobretudo aqueles em que a Matemática ocupa um lugar de destaque. A formação de professores é, então, transformada quando se assume essa postura antirracista e crítica. O olhar para o outro. O cuidado com o outro. O respeito pelo conhecimento apresentado pelo outro. O uso do conhecimento apresentado pelo outro como composição de um olhar múltiplo. Também serão apresentadas algumas pesquisas, algumas finalizadas, outras em andamento.


Caroline possui Licenciatura Plena em Matemática pela UFOP (2002), especialista em Educação Matemática, também pela UFOP (2004), mestrado em Educação pela UFMG (2008) e doutorado em Educação pela UFSCar (2017). É professora no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua como docente do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da UFV. Mãe da Mariana (09), do Caetano (04) e do Ravi (02). É Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UFV desde o ano de 2017, foi coordenadora regional - Região Sudeste - da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET) e atualmente é lider do GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Suas pesquisas são focadas, principalmente, em Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. Também pesquisa sobre a sociologia proposta por Pierre Bourdieu e suas relações com a Matemática.

Palestra 2: Wilker Thiago Fernandes - UFSJ

Um jogo dinâmico: descobrindo o destino de um número

Pense em um número real maior que ou igual a zero e menor que um. Multiplique esse número por dez e descarte sua parte inteira, ficando assim apenas com a parte fracionária, que por sua vez é novamente um número maior que ou igual a zero e menor que um. Repita esse processo muitas e muitas vezes. Qual será o número final obtido? Uma maneira mais geral para se fazer essa pergunta é: qual é o comportamento de um objeto, que está sujeito a uma lei que rege sua posição através do tempo, decorrido um certo período de tempo? Esse tipo de pergunta culminou no que conhecemos hoje como Teoria dos Sistemas Dinâmicos, uma das áreas mais investigadas da Matemática/Matemática Aplicada e que possui uma vastidão de aplicações no nosso cotidiano. Nesta palestra, vamos procurar respostas para a pergunta inicial, isto é, vamos procurar descobrir qual será o destino do número, utilizando conceitos relativos à Teoria dos Sistemas Dinâmicos.


Wilker possui doutorado em Matemática pelo ICMC-USP (2017), mestrado em Matemática (Programa PICME) pela UFJF (2014) e graduação em Matemática-bacharelado (2014) e Ciências Exatas-bacharelado (2013) pela UFJF. Atualmente, é Professor Adjunto II do Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ. Foi membro da comissão que criou o curso de Bacharelado em Matemática na UFSJ e atuou como vice-coordenador dos cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura, entre 2020 e 2022. Sua área de interesse são os Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente em temas relacionados à Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais.

Palestra 3: Evelise Corbalan Góes Freire - UFLA

Cálculo Numérico e Tratamento de Água: como podemos melhorar a qualidade da água que utilizamos através da Matemática?
A água é fundamental para a sobrevivência humana. Melhorar a qualidade de vida das pessoas através da melhoria da qualidade da água que elas consomem e utilizam ainda é uma necessidade urgente para o desenvolvimento da sociedade. Já parou para pensar em como a Matemática pode ser útil neste processo? Nesta palestra, conversaremos um pouco sobre como a Análise Numérica, que busca discretizar o contínuo com o objetivo de obter soluções computacionais aproximadas para problemas reais, pode contribuir para a melhoria da qualidade da água que consumimos. Falaremos sobre as aplicações das ferramentas de Fluidodinâmica Computacional na simulação de equipamentos da Estação de Tratamento de Água da UFLA, além de equipamentos utilizados em processos de irrigação como forma de aumentar a produtividade agrícola no semiárido mineiro.


Evelise possui Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP (2004), mestrado em Matemática Computacional (2007) e doutorado em Engenharia Mecânica (2012), ambos pela USP. É professora no Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atua no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFLA. Mãe do Daniel e do Davi. É Embaixadora do movimento Parent in Science, foi vice-presidente na gestão 2021-2023 do Comitê Temático de Mulheres da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e atualmente é coordenadora da Regional Mineira da SBMAC. Além disso, é orientadora do Núcleo de Estudos em Métodos Numéricos e Simulação Computacional na UFLA, NEMENSC. Suas pesquisas são focadas em Análise Numérica, Fluidodinâmica Computacional aplicada em problemas da engenharia e Ensino Inclusivo de Matemática.

Minicurso: O desenvolvimento do pensamento geométrico na educação básica

Proponente: Silvia Maria Medeiros Caporale

Roda de Conversa: Compartilhando vivências, aspectos legislativos e práticas pedagógicas da Educação Matemática inclusiva

Mediadoras: Silvia Maria Medeiros Capolare e Rosana Mendes

Participantes: Guilherme Garcia Fernandes, Leonice Silvério de Carvalho e Adrielly Antonia Santos Gomes

 

Painel: Compartilhando experiências - participação de licenciados nos mestrados acadêmicos e profissionais do ICET

Descrição do painel: cada participante apresentará os objetivos e a metodologia do seu projeto de mestrado, ou os resultados obtidos, quando já finalizados. Ao final das apresentações, haverá um momento comum para perguntas e discussões, com o intuito de que os alunos de graduação possam tirar dúvidas sobre a pós-graduação, disciplinas, tipos de temas das dissertações, tempo para realização do curso, área de atuação, etc.


Participantes: Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Nilvana Moreti Ferreira Rosa e Thaís Cristina Barros Machado

Gincana de Matemática

Descrição: A gincana estudantil ocorrerá em duas fases: no dia 22/11 teremos a fase classificatória e no dia 23/11 a fase eliminatória. As atividades envolverão conteúdos de matemática básica e lógica, para que todas as equipes tenham chances iguais independente do período que cada participante de cada equipe esteja cursando. Cada equipe deve ser formada por três alunos e sua inscrição deve ser feita no CAMAT (Centro Acadêmico da Matemática) até o dia 10 de novembro de 2023. Em uma mesma equipe, pode haver alunos de diferentes períodos da graduação e todos os membros devem se inscrever também para a SEMAT, via Sig. A equipe vencedora receberá um brinde da SEMAT.


Profª responsável: Eliza Maria Ferreira

 

TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO

Clique no título do trabalho para visualizar o resumo
22/11

Apresentações em pôster - 21h

Autores
Residência Pedagógica: Vivências e Aprendizagens Carlos Fernando Costa Junior et al. - UFLA
Olimpíada Lavrense de Matemática Giovani Alexandre Bernardineto de Faria e Marlon Pimenta Fonseca - UFLA
Residência Pedagógica: Práticas pedagógicas de Geometria realizadas na Escola Estadual Dora Matarazzo Jessica Carolina Fonseca Inácio et al. - UFLA e SEEMG
Projeto Residência Pedagógica na Escola Estadual Tiradentes Julia Avelar Almeida et al. - UFLA e SEEMG
A viabilidade do ChatGPT como ferramenta para a implementação da sala de aula invertida no ensino de matemática Júlia Maria Cardoso de Melo e Daniela Alves da Silveira Moura - UEMG
Objetos Fractais Naturais: uma discussão sobre sua definição para a matemática aplicada Priscila de Fátima Borges Amaral Carvalho e Erasmo Tales Fonseca - UEMG
Promovendo a inclusão e a diversidade através das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas Priscila de Fátima Borges Amaral Carvalho e Isabel de Sousa Amorim- UEMG
22/11 Apresentações orais - 22h Autores
O estudo de índices associados a campos de vetores em pontos singulares José Carlos da Silva e Fernando Lourenço - UFLA
Um estudo da racionalidade em modelos epidemiológicos Lucas Roberto Gabriel Cardoso e Eliza Maria Ferreira - UFLA
23/11 Painel dos mestrandos/as e mestres - 21h Autores
Matriz de Leslie: uma sequência didática para o segundo ano do Ensino Médio Thaís Cristina Barros Machado et al. - UFLA
Análise da própria prática pedagógica de uma professora de Matemática Franciana Teixeira Franco Ribeiro e Silvia Maria Medeiros Caporale - UFLA
Experiências e Desafios de um Grupo de Discussãoreflexão de Professores de Matemática em Ensino Remoto Emergencial Nilvana Moreti Ferreira Rosa e Sílvia Maria Medeiros Caporale - Universidade São Francisco e UFLA
Sentidos Atribuídos por Futuros Professores de Matemática ao Processo de Formação no Programa de Residência Pedagógica Zilda de Carvalho Marani Altomare e Sílvia Maria Medeiros Caporale - UFLA

Realização

Apoio

Contato

Departamentos: DMM e DFM - UFLA
(35) 3829-1961

 

Email da organização: semanadamatematicaufla@gmail.com

 

CAMAT: instagram.com/camat.ufla
(37) 99947-0605 (Thiago)