Sobre a semana
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A Semana da Matemática da Ufla está na sua sétima edição.
É um evento de caráter regional, organizado pelos professores do Departamento de Matemática
e Matemática Aplicada (DMM) e do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM).
Seu objetivo é divulgar a Matemática realizada
na UFLA e em outras instituições convidadas, através de atividades que envolvam o
Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O público alvo é composto por estudantes de Licenciatura E Bacharelado
em Matemática, professores do Ensino Superior e da Rede Básica de Ensino.
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A VII SEMAT será
realizada PRESENCIALMENTE, entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023 .
As atividades serão realizadas em salas do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/UFLA) e no
auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA, conforme programação da tabela abaixo. Para essa
edição, preparamos:
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Listas em HTML
Palestras
nas áreas de Ensino de Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada;
Um minicurso voltado para a área de Ensino;
Uma mesa-redonda com o tema central de Educação Matemática Inclusiva;
Uma gincana voltada aos alunos de graduação;
Um painel com apresentações de alunos dos programas de mestrado do DMM e do DFM.
Submissão de trabalhos
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Para os estudantes que desejam apresentar um trabalho, há a opção de apresentação
oral ou pôster. Especificamente para mestrandos dos programas do DMM e do DFM, há também a opção de apresentação
oral num formato de painel. Em todos os casos, é necessário fazer inscrição no evento e enviar um resumo, usando o modelo
doc
ou tex, para o endereço de
e-mail semanadamatematicaufla@gmail.com até o dia 10 de Novembro de 2023.
No campo 'Assunto' do e-mail, deverá constar: VIISemat –
Nome completo do/a Participante – Instituição em que estuda, e, no corpo do email, pedimos
que seja sinalizado qual tipo de apresentação se pretende fazer: oral, pôster ou painel dos mestrandos.
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Podem ser submetidos trabalhos nas áreas de Matemática Pura, Matemática
Aplicada e Educação Matemática. Cada apresentação oral terá
duração máxima de 15 minutos, acrescidos
5 minutos para perguntas dos participantes. Os pôsteres serão exibidos em sessões
paralelas ao horário do café, a fim de viabilizar a interação entre os participantes. Com relação ao painel
dos mestrandos, se darão com apresentações orais de cerca de 10 minutos, em que cada participante apresentará os
objetivos e a metodologia do seu projeto de mestrado, ou os resultados obtidos, quando já finalizados. Ao final das
apresentações, haverá um momento comum para perguntas e discussões.
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Os trabalhos aceitos serão divulgados nesta página e pelo e-mail utilizado para
submissão, até o dia 14 de Novembro de 2023.
Inscrições
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Para se inscrever na VII SEMAT, basta clicar no botão abaixo.
Para quem for submeter trabalhos, o prazo
de inscrição é 10 de novembro de 2023. Para participantes que não desejem apresentar trabalhos,
a inscrição pode ser feita até o dia 17 de novembro de 2023.
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Programação e links
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As palestras, apresentações orais,
o painel, a sessão de pôsteres, a mesa redonda e os cafés ocorrerão no Auditório do
Departamento de Ciências Humanas (DCH). O minicurso e a gincana, especificamente, ocorrerão
na Sala DEX 04 (LEM), do DMM.
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Hora |
Seg
(20/11) |
Ter
(21/11) |
Qua
(22/11) |
Qui
(23/11)
17:00 |
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| Gincana Sala DEX 04 (LEM)
Gincana Sala DEX 04 (LEM)
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18:00 |
Credenciamento Auditório DCH
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19:00 |
Palestra 1 Caroline Mendes dos Passos (UFV) Auditório DCH
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Palestra 2 Wilker Thiago Fernandes (UFSJ) Auditório DCH
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Palestra 3 Evelise Corbalan Freire (UFLA) Auditório DCH
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Roda de conversa Educação Matemática inclusiva Auditório DCH
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20:30 |
Café
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Café
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Café
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Café
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21:00 |
Minicurso
"O desenvolvimento do pensamento geométrico na educação básica" Proponente: Silvia Maria Medeiros Caporale Sala DEX 04 (LEM)
Minicurso
"O desenvolvimento do pensamento geométrico na educação básica" Proponente: Silvia Maria Medeiros Caporale Sala DEX 04 (LEM)
Sessão de pôsteres Auditório DCH
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Compartilhando experiências Painel de mestrandos/as
e mestres Auditório DCH
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22:00 |
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Apresentações orais Auditório DCH
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Encerramento Auditório DCH
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Palestra 1: Caroline Mendes dos Passos - UFV Por uma Educação Matemática antirracista e crítica
20 anos depois da promulgação da lei 10.639, que instituiu a discussão sobre as questões relacionadas à educação para as relações étnico-raciais nos contextos de ensino de todo o Brasil, é importante refletirmos sobre como o ensino de Matemática foi impactado por esta lei. É no sentido de promover esta reflexão que apresento a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica como possibilidade para efetivação da lei. Uma Educação Matemática antirracista e crítica permite considerar como possíveis saberes matemáticos outros. Muito mais do que não hierarquizar é importante saber identificar as possibilidades que tal sensibilidade trazem para os contextos de ensino, sobretudo aqueles em que a Matemática ocupa um lugar de destaque. A formação de professores é, então, transformada quando se assume essa postura antirracista e crítica. O olhar para o outro. O cuidado com o outro. O respeito pelo conhecimento apresentado pelo outro. O uso do conhecimento apresentado pelo outro como composição de um olhar múltiplo. Também serão apresentadas algumas pesquisas, algumas finalizadas, outras em andamento.
Caroline possui Licenciatura Plena em Matemática pela UFOP (2002), especialista em Educação Matemática, também pela UFOP (2004), mestrado em Educação pela UFMG (2008) e doutorado em Educação pela UFSCar (2017). É professora no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atua como docente do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da UFV. Mãe da Mariana (09), do Caetano (04) e do Ravi (02). É Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UFV desde o ano de 2017, foi coordenadora regional - Região Sudeste - da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET) e atualmente é lider do GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Suas pesquisas são focadas, principalmente, em Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. Também pesquisa sobre a sociologia proposta por Pierre Bourdieu e suas relações com a Matemática.
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Palestra 2: Wilker Thiago Fernandes - UFSJ Um jogo dinâmico: descobrindo o destino de um número
Pense em um número real maior que ou igual a zero e menor que um. Multiplique esse número
por dez e descarte sua parte inteira, ficando assim apenas com a parte fracionária, que por sua vez
é novamente um número maior que ou igual a zero e menor que um. Repita esse processo muitas e
muitas vezes. Qual será o número final obtido? Uma maneira mais geral para se fazer essa pergunta é:
qual é o comportamento de um objeto, que está sujeito a uma lei que rege sua posição através do tempo,
decorrido um certo período de tempo? Esse tipo de pergunta culminou no que conhecemos hoje como
Teoria dos Sistemas Dinâmicos, uma das áreas mais investigadas da Matemática/Matemática Aplicada e
que possui uma vastidão de aplicações no nosso cotidiano. Nesta palestra, vamos procurar respostas
para a pergunta inicial, isto é, vamos procurar descobrir qual será o destino do número, utilizando
conceitos relativos à Teoria dos Sistemas Dinâmicos.
Wilker possui doutorado em Matemática pelo ICMC-USP (2017), mestrado em Matemática (Programa PICME)
pela UFJF (2014) e graduação em Matemática-bacharelado (2014) e Ciências Exatas-bacharelado (2013) pela UFJF.
Atualmente, é Professor Adjunto II do Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ. Foi membro da comissão
que criou o curso de Bacharelado em Matemática na UFSJ e atuou como vice-coordenador dos cursos de Matemática,
Bacharelado e Licenciatura, entre 2020 e 2022. Sua área de interesse são os Sistemas Dinâmicos, atuando
principalmente em temas relacionados à Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais.
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Palestra 3: Evelise Corbalan Góes Freire - UFLA
Cálculo Numérico e Tratamento de Água: como podemos melhorar a qualidade da água que utilizamos através da Matemática?
A água é fundamental para a sobrevivência humana. Melhorar a qualidade de vida das pessoas através da melhoria da qualidade da água
que elas consomem e utilizam ainda é uma necessidade urgente para o desenvolvimento da sociedade. Já parou para pensar em como a
Matemática pode ser útil neste processo? Nesta palestra, conversaremos um pouco sobre como a Análise Numérica, que busca discretizar o
contínuo com o objetivo de obter soluções computacionais aproximadas para problemas reais, pode contribuir para a melhoria da qualidade da
água que consumimos. Falaremos sobre as aplicações das ferramentas de Fluidodinâmica Computacional na simulação de equipamentos da Estação de
Tratamento de Água da UFLA, além de equipamentos utilizados em processos de irrigação como forma de aumentar a produtividade agrícola
no semiárido mineiro.
Evelise possui Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP (2004), mestrado em Matemática Computacional (2007) e doutorado em
Engenharia Mecânica (2012), ambos pela USP. É professora no Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Universidade Federal de
Lavras (UFLA), atua no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFLA. Mãe do
Daniel e do Davi. É Embaixadora do movimento Parent in Science, foi vice-presidente na gestão 2021-2023 do Comitê Temático de Mulheres
da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e atualmente é coordenadora da Regional Mineira da SBMAC. Além disso,
é orientadora do Núcleo de Estudos em Métodos Numéricos e Simulação Computacional na UFLA, NEMENSC. Suas pesquisas são focadas em Análise
Numérica, Fluidodinâmica Computacional aplicada em problemas da engenharia e Ensino Inclusivo de Matemática.
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Minicurso: O desenvolvimento do pensamento geométrico na educação básica
Proponente: Silvia Maria Medeiros Caporale
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Roda de Conversa: Compartilhando vivências, aspectos legislativos e práticas pedagógicas da Educação Matemática inclusiva
Mediadoras: Silvia Maria Medeiros Capolare e Rosana Mendes
Participantes: Guilherme Garcia Fernandes, Leonice
Silvério de Carvalho e Adrielly Antonia Santos Gomes
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Painel: Compartilhando experiências - participação de licenciados nos mestrados acadêmicos e profissionais do ICET
Descrição do painel: cada participante apresentará os objetivos e a metodologia do seu projeto de mestrado, ou os resultados obtidos,
quando já finalizados. Ao final das apresentações, haverá um momento comum para perguntas e discussões, com o intuito de que
os alunos de graduação possam tirar dúvidas sobre a pós-graduação, disciplinas, tipos de temas das dissertações, tempo para realização
do curso, área de atuação, etc.
Participantes: Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Nilvana Moreti Ferreira Rosa e Thaís Cristina Barros Machado
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Gincana de Matemática
Descrição: A gincana estudantil ocorrerá em duas fases: no dia 22/11 teremos a fase classificatória
e no dia 23/11 a fase eliminatória. As atividades envolverão conteúdos de matemática básica e lógica, para que todas as equipes tenham
chances iguais independente do período que cada participante de cada equipe esteja cursando. Cada equipe deve ser formada por três alunos e
sua inscrição deve ser feita no CAMAT (Centro Acadêmico da Matemática) até o dia 10 de novembro de 2023.
Em uma mesma equipe, pode haver alunos de diferentes períodos da graduação e todos os membros devem se inscrever também para a SEMAT, via Sig.
A equipe vencedora receberá um brinde da SEMAT.
Profª responsável: Eliza Maria Ferreira
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Contato
Departamentos: DMM e DFM - UFLA
(35) 3829-1961
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Email da organização: semanadamatematicaufla@gmail.com
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CAMAT: instagram.com/camat.ufla
(37) 99947-0605 (Thiago)
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