OLM e região
Olimpíada Lavrense de Matemática
SITE: http://www.dmm.ufla.br/olm
A Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM) é um projeto realizado pelo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) que faz parte do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A OLM iniciou-se em 2016 com 10 escolas lavrenses inscritas, dentre públicas e particulares, com cerca de 3000 alunos participantes. Em 2019, a OLM já tinha 22 escolas lavrenses inscritas e mais de 6000 alunos participantes. Desde 2018, o projeto Olimpíada Lavrense de Matemática faz parte do Programa Prazer Escola, este coordenado pelo professor Nelson Antonio Silva.
A Olimpíada Lavrense de Matemática tem duas fases e é dividida em três níveis: nível 1 (alunos do 6º e 7º ano), nível 2 (alunos do 8º e 9º ano) e nível 3 (alunos do Ensino Médio). A primeira fase ocorre nas escolas e a segunda fase, com os 5% melhores alunos de cada nível na primeira fase, ocorre na UFLA. No final de ano ocorre a Cerimônia de Premiação para premiar os melhores classificados com medalhas de ouro, prata, bronzes menção honrosa.
O projeto, no primeiro semestre de cada ano, oferece oficinas olímpicas para os alunos do 6º e 7º ano de escolas públicas lavrenses com o objetivo de ensinar o raciocino matemático utilizado em olimpíadas e também poder acompanhar a evolução do desempenho desses alunos na OLM do ano respectivo e nos anos subsequentes. Com isso, a equipe da OLM (formada por docentes do DMM, alunos bolsistas e voluntários) percorre dois dos seus objetivos que é melhorar o ensino da Matemática e descobrir talentos.
Desde 2017 são realizadas olimpíadas de matemática que ocorrem em mais quatro cidades da região sob supervisão de alguns docentes da equipe da OLM. A coordenação dessas olimpíadas ficou por conta dos professores Helvécio Geovani Fargnoli Filho e Nelson Antônio Silva, enquanto a OLM ficou por conta da professora Andréia da Silva Coutinho (coordenadora desde 2018, seguindo no lugar do professor Helvécio Geovani Fargnoli Filho e Ana Carolina Dias do Amaral Ramos).
As cidades participantes até o presente momento são: Lavras, Três Pontas, Nepomuceno, Ibirituna e Bom Sucesso
Lavras |
Três Pontas |
Nepomuceno |
Bom Sucesso e Ibirituna |