Nos anos de 2017 e 2018, o Brasil viveu um intenso movimento em prol da popularização da Matemática, o Biênio da Matemática 2017-2018. Foram inúmeros eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, todos com o objetivo de divulgar a pesquisa em Matemática e em favor de melhorar o ensino e aprendizado desta disciplina. Foi neste ambiente que surgiu, em 2017, a Semana da Matemática da UFLA, realizada pelos professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM), com o objetivo claro de mostrar como a matemática é acessível aproximando discentes e professores através de uma programação diversificada e atraente.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta com 40 cursos em diversas áreas. No Instituto de Ciências Exatas (ICET), temos os cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física, assim como Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Estatística, que contemplam um universo de milhares de alunos com formação voltada para a área de exatas. O DMM é responsável, também, pelo Programa PROFMAT de mestrado profissional em Matemática, voltado para professores e profissionais que atuam na rede básica de ensino de Matemática. Além disso, milhares de alunos da rede básica de ensino de Lavras e região são atingidos com as ações de Programas de Extensão do DMM, em especial a “Olimpíadas Lavrense de Matemática - OLM” e o “Matemática para todos”.

Tendo em vista a grande quantidade de alunos alcançadas pela Matemática realizada na UFLA, a Semana da Matemática (SEMAT) acontece para que todos apreciem, valorizem e conheçam sobre o ensino, a pesquisa e a extensão em nível de graduação e pós-graduação que o DMM proporciona.
Além de ser um evento para divulgação da Matemática, um das principais razões é estreitar as relações entre alunos de graduação, professores e alunos de pós-graduação com o intuito de promover uma formação mais completa aos discentes e despertar neles o interesse pela pesquisa e outras áreas de trabalho. Os graduandos da UFLA e outras instituições de pós-graduandos terão oportunidade de apresentar seus trabalhos de iniciação científica e dissertação relacionados as áreas de concentração do evento. Aos alunos da rede básica de ensino que participarão do evento, espera-se inspirá-los para seguir na carreira da área de matemática e afins.

Através de minicursos, palestras com pesquisadores renomados, oficinas, mesas redondas, todos os participantes poderão aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos em Matemática.