Sobre a semana

A Semana da Matemática da Ufla está na sua sexta edição.

É um evento de caráter regional, organizado pelos professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) e do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM). Seu objetivo é divulgar a Matemática realizada na UFLA e em outras instituições convidadas, através de atividades que envolvam o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O público alvo é composto por estudantes de Licenciatura em Matemática, professores do Ensino Superior e da Rede Básica de Ensino.

Devido a restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, esta edição da SEMAT será realizada VIRTUALMENTE, entre os dias 22 e 26 de Agosto de 2022 .

Inscrições

Inscrições encerradas às 22h de 21 de agosto de 2022.


Submissão de trabalhos

Os estudantes que desejem apresentar um trabalho (formato oral) deverão fazer inscrição no evento e enviar um resumo, usando o modelo doc ou tex, para o endereço de e-mail semanadamatematicaufla@gmail.com até o dia 22 de Julho de 2022. No campo 'Assunto' do e-mail, deverá constar: Apresentação Oral – Nome completo do/a Participante – Instituição em que estuda.

Podem ser submetidos trabalhos nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática. As apresentações orais serão realizadas via Google Meet e terão duração máxima de 15 minutos, acrescidos 5 minutos para perguntas dos ouvintes e participantes.

Os trabalhos aceitos serão divulgados nesta página e pelo e-mail utilizado para submissão, até o dia 30 de Julho de 2022.

Palestras e apresentações orais:

Programação e links

As palestras acontecerão através do Google Meet, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
As apresentações orais, ocorrerão através do Google Meet.
Todos os links estão disponibilizados na tabela abaixo.

Hora Seg
(22/08)
Ter
(23/08)
Qua
(24/08)
Qui
(25/08)
Sex
(26/08)
14:00



Palestra 5
Catarina Carvalho (University of Hertfordshire)


           
16:00

ABERTURA
Palestra 1

Wagner Rodrigues Valente

(UNIFESP)

Palestra 3
Marilaine Colnago (UNESP)

Minicurso

"A combinatória em delineamentos experimentais"
Prof. Lucas Monteiro


Minicurso

"A combinatória em delineamentos experimentais"
Prof. Lucas Monteiro

           
19:00 Palestra 2
Régis Varão

(UNICAMP)


Palestra 4
Marcelo Bairral

(UFRRJ)

Palestra 6
Karina Rodrigues da Silva

(O Boticário)

Roda de

Conversa
Compartilhando experiências, vivências e práticas pedagógicas no Estágio Supervisionado em Matemática

Roda de

Conversa
Reflexões sobre o Novo Ensino Médio

ENCERRAMENTO

           
21:00

Apresentações Orais

Matemática Aplicada

Apresentações Orais

Matemática Pura

Palestra 1: Wagner Rodrigues Valente - UNIFESP

Quem somos nós, professores de Matemática?
Ao saber quem são seus avôs, bisavôs e mesmo tataravôs profissionais, o professor de matemática passa a ver o trabalho de seus colegas contemporâneos, e seu próprio fazer docente, de outro modo. Dá a seu ofício uma dimensão histórica. Considerar o trabalho do professor de matemática numa dimensão histórica permite uma compreensão diferente do sentido das ações realizadas nas salas de aula hoje. Ter ciência de contextos de outros tempos do ensino de matemática possibilita o entendimento do que são novidades e continuidades, na tarefa cotidiana de ensinar matemática a crianças, jovens e adultos. Esta breve palestra tem a intenção de apresentar ao professor de matemática alguns de seus antepassados profissionais. Ao considerar de modo bastante sumário essa genealogia, quem sabe seja possível encontrar aqueles familiares que foram deixando heranças às práticas e saberes atuais da Educação Matemática.


Wagner possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987). É mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP-Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l'Éducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador, pelo lado brasileiro, de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009). Coordenador, pelo lado brasileiro, de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Na pesquisa, investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática.

Palestra 2: Régis Varão - Unicamp

Um pouco sobre teoria da medida
Vamos conversar um pouco sobre a história da matemática, sobre medir a área e o volume de conjuntos. Tudo isso está dentro do que hoje chamamos de teoria da medida. A probabilidade, por exemplo, só pode ser propriamente formalizada com o uso da teoria da medida.


Régis é docente e pesquisador em matemática na Unicamp e divulgador científico. Graduado em Matemática pela Unicamp, Mestre e Doutor pelo IMPA. Pós-doutor pelo ICMC-USP e pela Universidade de Chicago. Sua área de pesquisa concentra-se em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica. Também trabalha com divulgação científica (criou o canal no YouTube Fantástico Mundo Matemático).

Palestra 3: Marilaine Colnago - UNESP

Evolução da Covid-19: o que a Matemática tem a ver com isso?:
Achatamento da curva, platô, pico de crescimento, taxa de reprodução do vírus. Com o avanço da pandemia da COVID-19, essas palavras apareceram em nossos dias com muita frequência. Mas qual a Matemática por trás de tudo isso? Baseando-se em dados disponíveis sobre casos positivos, internações e óbitos é possível modelar a evolução do vírus, saber, por exemplo, a velocidade com a qual o vírus está se disseminando e ainda estimar quais as cidades têm maior chance de sofrer os impactos da doença. Esses estudos, se apoiados em recomendações de profissionais da saúde, órgãos técnicos competentes e em experiências internacionais bem-sucedidas, podem ajudar na tomada de decisões e na contenção do vírus no país. Dessa forma, essa palestra apresentará a plataforma SP Covid-19 Info Tracker, e suas contribuições no combate à pandemia.


Marilaine é graduada em Matemática, mestre em Matemática Aplicada e Computacional pela FCT/UNESP e Doutora em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC/USP. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado pelo CNPq no ICMC-USP, atuando na linha de Dados e Metodologias Matemáticas para o enfrentamento da COVID-19 no Estado de São Paulo. Atualmente coordena o Projeto SP COVID-19 Info Tracker, plataforma de monitoramento e análise de dados da pandemia no Estado de SP. É também coordenadora do Comitê Temático "Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional" da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional), e é uma das coordenadoras do Projeto de Extensão GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias (PROEX-UNESP).

Palestra 4: Marcelo Bairral - UFRRJ

Possibilidades e desafios das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem matemática
Nessa palestra, refletirei sobre o que significa aprender matemática e apresentarei possibilidades e desafios de integração das tecnologias digitais no currículo, com ênfase nos tablets e smartphones.


Marcelo é professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e pós-doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (Newark, EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012). Preside o Gepem desde 2003 e é o editor do Boletim Gepem. Fundador (em 1999) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (www.gepeticem.ufrrj.br). Editor associado do Journal of Research in Mathematics Education (REDIMAT). Foi coordenador e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT). Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações em ambientes virtuais, tecnologias e formação de professores, aprendizagem matemática em dispositivos móveis com toques em tela, inovações curriculares em geometria. Foi coordenador do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd e membro da coordenação do GT6 (Ed. Matemática, Tecnologias Digitais e EaD) da SBEM. Desde julho de 2013 integra a Comissão internacional para melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática (CIEAEM). Presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, gestão jul./2019-jul./2022). Foi coordenador do grupo temático-49 (Distance Learning, E-Learning, and Blended Learning of Mathematics) do ICME-14 (Shangai (jul./2021). Membro do CA-Educação/CNPq.

Palestra 5: Catarina Carvalho - University of Hertfordshire

Como gerar o semigrupo de Multipermutações?
Falaremos sobre o monóide de operações hiper-sobrejetivas, também conhecido como multipermutações, como apareceu em conexão com o estudo da complexidade da lógica positiva de primeira ordem sem igualdade. Relacioná-lo com os subsemigrupos de relações binárias já estudados, damos algumas das suas propriedades estruturais e apresentamos um leque de questões em aberto.


Catarina é Senior Lecturer em Matemática na Escola de Física, Engenharia e Ciências da Computação da Universidade de Hertfordshire (UH), UK. Ela é Fellow da Higher Education Academy e representante da London Mathematical Society na UH. Ingressou na UH em 2010, após posições pós-doutorais na Universidade de Lisboa, na Universidade de Durham, UK e uma curta estadia na SFU, Canadá. Obteve seu Doutoramento em 2006 pela Universidade de St Andrews, UK, na área de Teoria de Semigrupos, e atualmente pesquisa principalmente na área de Álgebra Universal e sua ligação com Problemas de Satisfação de Restrições. Atualmente leciona cursos de Álgebra, Análise, Investigação Operacional, e está a preparar um curso em Ciência de Dados.

Palestra 6: Karina Rodrigues da Silva - O Boticário

Matemática aplicada: trabalhando como cientista de dados
Atualmente, os termos de Data Science e Big Data estão em alta, porém há pouca enfatização das diferentes áreas em que um cientista de dados pode atuar. Nessa apresentação, falarei um pouco de como as áreas se conectam, dando destaque à minha área de atuação como cientista de dados com foco em Otimização/Pesquisa Operacional no grupo Boticário.


Karina é graduada em Matemática Computacional pela UFMG, técnica em Informática Industrial e mestra em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG, onde desenvolveu um trabalho com o objetivo de otimizar cardápios automatizados. Tem 5 anos de experiência de mercado na área de Otimização/Pesquisa Operacional e, atualmente, é especialista em Otimização no Grupo Boticário, onde atua na elaboração e desenvolvimento de modelos matemáticos para o apoio da tomada de decisão de problemas complexos.


Minicurso: A combinatória em delineamentos experimentais

Proponente: Prof. Lucas Monteiro
Utilização de algumas construções em combinatória, como quadrados latinos, na construção de delineamentos experimentais utilizados em situações práticas.

Roda de Conversa 1: Compartilhando experiências, vivências e práticas pedagógicas no Estágio Supervisionado em Matemática

O Estágio Supervisionado é uma etapa importante na formação do futuro professor dos cursos de Licenciatura, dado que a sua inserção no ambiente escolar contribui com a aprendizagem da docência e em minimizar os impactos ocorridos no início da carreira docente. O Estágio permite aos licenciandos experienciar a prática pedagógica docente, etapas de “sobrevivência” e “descoberta” da realidade escolar na Educação Básica. Esta etapa de “sobrevivência” consiste na experimentação e vivência escolar, evitando um choque de realidade para o futuro educador. No que tange à “descoberta”, refere-se a tomada de consciência de responsabilidades e da compreensão do papel e importância dos futuros professores na comunidade escolar. Sendo assim, esta roda de conversa composta por discentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras tem como objetivo propor um espaço para compartilhar práticas, experiências e situações vivenciadas no Estágio Supervisionado em Matemática.

Mediadora: Profª Amanda Castro Oliveira

Participantes: Gabriel Alvarenga de Oliveira, Leonice Silvério de Carvalho e Thalison dos Santos Lopes

 

Roda de Conversa 2: Reflexões sobre o Novo Ensino Médio

Nesta roda de conversa, iremos refletir sobre a nova organização curricular proposta para o Ensino Médio e como tem ocorrido a sua implementação em algumas escolas.

Mediadora: Profª Silvia Maria Medeiros Caporale

Participantes: Profª Fernanda Martins Ferreira e Prof Guilherme Garcia Fernandes, atuantes no Ensino Médio de Lavras.

 

 

Apresentações orais: Trabalhos submetidos


Para ler o resumo de cada apresentação, clique no título do trabalho.
 
22/agosto Sessão - Matemática Aplicada Sala GOOGLE MEET
21h Um pequeno mapeamento de estudos sobre o ensino de Interpolação Polinomial no Ensino Médio Sarah Martins Rezende e Evelise Roman Corbalan Góis Freire - UFLA
21:20 Análise de Distribuição de Tempo de Residência para otimização de tanque de contato para Estação de Tratamento de Água por simulação computacional via openFOAM José Paulo Vieira Silveira, Evelise Roman Corbalan Góis Freire e Jonas Laerte Ansoni - UFLA
21:40 Otimização de floculador hidráulico vertical em placas paralelas de formato de paralelepípedo por simulação computacional via openFOAM Pollyana Santana da Silva, Evelise Roman Corbalan Góis Freire e Jonas Laerte Ansoni - UFLA
22h Otimização de Perfil Aerodinâmico de um Veículo Fórmula SAE utilizando OPENFOAM® Lúcio Vargas de Albuquerque Nunes, Evelise Roman Corbalan Góis Freire e Jonas Laerte Ansoni
23/agosto Sessão - Matemática Pura Sala GOOGLE MEET
21h Dinâmica de Translações em Espaços Projetivos Sergio Corrêa Neto - IMPA e Laércio José dos Santos - UFJF
21:20 Um Estudo das Transformações de Möbius no Plano Complexo Estendido sob a Perspectiva da Composição de Funções Gabriel Alvarenga de Oliveira e Osnel Broche Cristo - UFLA
21:40 Grupos e simetrias Vanessa Lopes Asevedo e Patrícia Tempesta - UFSJ

Realização

Apoio

Contato

Departamento de Matemática e Matemática Aplicada

Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática

UFLA - Lavras/MG

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Secretaria DFM/DMM: 3829-1961