Ir direto para menu de acessibilidade.

🚨 ATENÇÃO!

A OLM é um projeto que tem como objetivos melhorar a aprendizagem da Matemática nas escolas de Lavras e reconhecer talentos. Para atingir tais objetivos, no início do ano oferemos oficinas, aos sábados, para um grupo de alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental de escolas públicas de Lavras e, entre agosto e novembro, aplicamos provas com questões de teor olímpico para alunos do Nível 1 (sexto e sétimo anos do ensino fundamental), Nível 2 (oitavo e nono anos do ensino fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio). Essas aplicações são divididas entre primeira e segunda fases, sendo a primeira nas escolas e a segunda na UFLA. No final do ano realizamos a Cerimônia de Premiação para premiar aqueles alunos que mais se destacaram na OLM naquele ano.

O projeto iniciou-se em 2016 com 10 escolas (públicas e privadas) lavrenses inscritas e cerca de 3000 alunos participantes. Em 2019, já havia 20 escolas lavrenses inscritas e cerca de 5500 alunos participantes.

De 2016 a 2019, a OLM ministrou oficinas para alunos e professores de escolas públicas, participou de uma Semana da Matemática na UFLA com uma Maratona e participou de três UFLA de Portas Abertas, com grande sucesso. Além disso, nos últimos anos, elaboramos e corrigimos as provas de olimpíadas de matemática em quatro cidades da região (Bom Sucesso, Ibituruna, Nepomuceno e Três Pontas), premiando não apenas os alunos de Lavras, mas também dessas quatro cidades.

Após um hiato de dois anos (2020 e 2021) devido a pandemia de Covid-19, a OLM retornou em 2022. Em 2023 ocorreu a sexta edição da OLM, que contou com a participação de 19 escolas de Lavras e cerca de 5000 alunos.

Vigências

A 1ª vigência teve início em 23/03/2016 e término em 30/04/2020. O projeto foi coordenado pelos professores Ana Carolina Dias do Amaral Ramos (2016-2017), Helvécio Geovani Fargnoli Filho (2017-2018) e Andréia da Silva Coutinho (2018-2020) e colaboração dos docentes Ana Carolina Dias do Amaral Ramos (DMM), Andreia da Silva Coutinho (DMM), Andreza Cristina Beezão Moreira (DMM), Antonio Marcos Ferreira da Silva (DMM), Camilla Marques Barroso (DES), Helvécio Geovani Fargnoli Filho (DMM), Márcio Fialho Chaves (DMM), Marlon Pimenta Fonseca (DMM), Nelson Antonio Silva (DMM) e Thaís Presses Mendes (DMM) e dos alunos Arthur Leão Almeida, Matheus Vitor Fernandes Pimenta, Rafaela Martins Furtado, Vinicius Trindade de Melo e Wellington Almeida Ferreira (todos bolsistas) e Bárbara Cristina Mariano Silva, Giovanna Maria Souza, Marden Lucas Alvarenga e Rayza Fernanda Silva (todos voluntários).

A 2ª vigência está em andamento e teve início em 30/04/2020. O projeto está sendo coordenado pelo Prof. Marlon Pimenta Fonseca (DMM) com colaboração dos docentes Ana Carolina Dias do Amaral Ramos (DMM),  Daiane Alice Henrique Ament (DMM), Fernando Augusto Naves (DMM), Fernando Lourenço (DMM),  Jailton Viana da Conceição (DMM), José Alves Oliveira (DMM), Nelson Antonio Silva (DMM) e Ricardo Joel Franquiz Flores (DMM) e Rita de Cássia Dornelas Sodré (DMM).