Ir direto para menu de acessibilidade.

🚨 ATENÇÃO!

1. A Olimpíada Lavrense de Matemática

A Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM) é uma competição de conhecimento voltada aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade de Lavras.

A OLM é realizada pelo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/ICET) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA.

 

2. Objetivos

Os objetivos da OLM são:

• estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica;

• contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e Médio;

• identificar jovens talentos na Matemática;

• aproximar a Universidade Federal de Lavras e as escolas da cidade.

 

3. Fases e níveis

A OLM é realizada em duas fases e cada fase é dividida em três níveis:

• Nível 1 – 6o e 7o anos do Ensino Fundamental;

• Nível 2 – 8o e 9o anos do Ensino Fundamental;

• Nível 3 – 1o, 2o e 3o anos do Ensino Médio.

A primeira fase consiste em uma prova de múltipla escolha e é realizada em cada escola inscrita; a segunda fase é uma prova com questões abertas e é realizada na UFLA.

 

4. Inscrições

A inscrição na VI OLM deve ser feita pelas escolas interessadas exclusivamente, por um formulário, no link https://dmm.ufla.br/olm/inscricoes . O período de inscrição vai de 15/05/23 a 15/07/23.

Não há inscrição individual de alunos.

 

5. Data e local de realização das provas

Primeira fase

Podem participar da primeira fase todos os alunos matriculados em 2023 em uma das escolas de Lavras inscritas na OLM de acordo com a divisão de níveis.

A prova é realizada na própria escola e aplicada pelos professores da escola. Não há limite de alunos participantes na primeira fase. A duração da prova é de 2h30min. A data de aplicação é o dia 30/08/23 e a prova pode ser aplicada em todos os turnos (respeitando-se o tempo de duração e mantendo-se o sigilo). As provas são corrigidas pelos professores da própria escola seguindo o gabarito oficial disponibilizado pela equipe da OLM.

Segunda fase

Após a realização da primeira fase, cada escola participante deve selecionar 5% dos alunos com melhor desempenho em cada nível e somente estes alunos devem participar da segunda fase. Caso o número não seja inteiro, deve-se arredondar para o inteiro imediatamente superior. Por exemplo, 5,02 deve ser arredondado para 6. Em caso de empate, a escola deve determinar os critérios de desempate.

A prova será aplicada na Universidade Federal de Lavras no dia 29/10/23. O local específico será divulgado no site da OLM www.dmm.ufla.br/olm . O horário de início das provas é 14h e com duração de 3 horas. Haverá uma tolerância máxima de 20 minutos de atraso, após as 14h20m não será permitida a entrada do aluno na sala de prova.

Os alunos aprovados para a segunda fase deverão comparecer ao local das provas portando algum documento de identificação.

A lista dos alunos selecionados para a segunda fase deve ser enviada através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até o dia 30/09/23.

 

6. Atribuições e responsabilidades das escolas

• tendo interesse em participar da OLM, a escola deverá fazer a inscrição na OLM, exclusivamente, por um formulário, no link https://dmm.ufla.br/olm/inscricoes respeitando o período de inscrição que vai de 15/05/23 até 15/07/23;

• manter sigilo quanto às provas da primeira fase;

• aplicar as provas da primeira fase;

• corrigir as provas da primeira fase;

• encaminhar, para a equipe da OLM, até o dia 30/09/22, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os alunos selecionados para a segunda fase;

• informar os alunos, selecionados para a segunda fase, sobre a data, local e horário da prova da segunda fase;

• comunicar a premiação, a data, local e horário da Cerimônia de Premiação aos alunos;

 

7. Elaboração das provas e correções

A Equipe da OLM nomeará uma banca especializada, composta por professores da própria equipe, que será responsável por:

• elaborar os problemas e suas respectivas soluções;

• elaborar os gabaritos e os critérios de correção para as provas dos níveis 1, 2 e 3;

• corrigir as provas da segunda fase dos níveis 1, 2 e 3;

• decidir, juntamente com toda a Equipe da OLM, os critérios finais para a premiação.

 

8. Premiação

Os estudantes com melhores desempenhos nas provas da VI OLM serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, e menção honrosa, em cada nível. A cerimônia de premiação acontecerá na UFLA na data estabelecida no calendário da OLM disponível no site www.dmm.ufla.br/olm.