Três Pontas
1) Objetivo
O Festival de Poesias de Três Pontas é uma realização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o apoio e parceria do Departamento de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Educação do Estado de Minas Gerais e das escolas participantes.
O Festival tem por objetivo gerar ambientes favoráveis à criação e intercâmbio de poesias, incentivar e desenvolver a capacidade de leitura e de produção literária em língua portuguesa, bem como o interesse e gosto de estudantes pela poesia como arte, e como instrumento de participação social, além de apoiar talentos e valorizar trabalhos.
O Festival será realizado no âmbito de escolas públicas no município. As escolas que desejarem participar serão parceiras do Festival e deverão assumir certas responsabilidades.
2) Categorias
Podem participar do Festival, estudantes de escolas públicas, conforme as categorias:
- Categoria 1: Ensino Fundamental (do 4º ao 6º ano);
- Categoria 2: Ensino Fundamental (do 7º ao 9º ano);
- Categoria 3: Ensino Médio.
3) Normas para a inscrição dos trabalhos
- As poesias deverão ser redigidas em língua portuguesa e escritas em folhas tamanho A4 que serão anexadas à Ficha de Inscrição do/a estudante.
- Na folha da poesia deverá constar somente a poesia, seu título e um número dado pela escola.
- O nome do/a autor/a não deverá constar no trabalho, assim como nenhum outro tipo de identificação.
- Cada estudante autor/a deverá preencher uma ficha de inscrição e identificação, apontando os dados pedidos.
- A folha com a poesia deverá ser anexada à ficha de inscrição e identificação; nela haverá o número da inscrição que identificará também as folhas da poesia.
- Cada estudante autor/a poderá inscrever no máximo 1 poesia.
- As poesias deverão ser inéditas (que não tenham sido publicadas anteriormente em lugar algum) e de própria autoria. Os textos são de responsabilidade de cada estudante.
- O tamanho máximo de cada texto deverá ser de até 2 páginas.
4) Premiação
Serão premiadas 12 poesias em cada categoria.
As poesias premiadas serão escolhidas conforme uma ponderação que considerará ao mesmo tempo a votação interna à escola, e as notas dadas por uma Comissão de Avaliação.
Para converter a quantidade de votos em notas, internamente a cada escola, será usado o critério a seguir.
- Excluir as poesias com votação nula e as três menos votadas.
- Entre as restantes, atribuir nota 5 à poesia que teve a menor votação.
- Atribuir nota 10 à poesia que obtiver maior votação.
- As demais poesias terão notas proporcionais, entre 5 e 10.
Para tanto, a fórmula abaixo explicita como fazer o cálculo:
nota = 5 [(votação - m) / (M - m) +1] em que
M = maior votação
m = menor votação depois de excluídas as três menos votadas e as nulas
A Comissão Organizadora convidará pessoas para apreciar, avaliar e pontuar as poesias e assim montará uma Comissão de Avaliação. Serão, ao menos, 7 pessoas em cada categoria. Essas pessoas deverão ler todas as poesias que obtiverem nota igual ou superior a 5, para todas as escolas em uma dada CATEGORIA. As pessoas da Comissão de Avaliação não terão acesso às notas que as poesias obtiveram em sua escola. Cada pessoa da Comissão deverá atribuir notas entre 5 e 10 para as poesias, conforme critérios próprios, de gosto e valorização. Ao final será feita a média das notas da Comissão Avaliadora.
Será feita a soma das duas notas: a interna à escola, derivada das votações, mais a média das notas atribuídas pela Comissão Avaliadora. As 12 poesias, de cada CATEGORIA, que obtiverem maior soma serão premiadas. Não será divulgada classificação nem pontuação para atribuir o mesmo mérito às 12 premiadas.
5) Apresentação e publicação
O desrespeito a qualquer item deste regulamento acarretará a eliminação do/a participante. A inscrição implica a total aceitação pelos autores das normas deste regulamento. As poesias premiadas serão publicadas na página do evento na internet. Será organizada uma Cerimônia em que as poesias premiadas serão apresentadas (declamadas) ao público e convidados. Cada estudante, autor/a, que não desejar falar sua poesia ao público, deverá encontrar um/a intérprete, que fará isso no seu lugar, e que precisa ser, necessariamente, algum/a estudante da mesma escola. Nesse caso, a Comissão Organizadora deverá ser avisada, com antecedência, do nome e dados da/o intérprete.
Após a divulgação do resultado os candidatos selecionados deverão assinar um termo declarando a originalidade de seus trabalhos e a permissão para publicação.
A premiação contará com a entrega de medalhas e prêmios e a participação no evento de encerramento do Festival com direito a um/a acompanhante.