Dia 9- Em experimento educacional- Irmãs Polgar
Susan Polgar (Zsuzsanna ou Zsuzsa) nasceu Budapest, na Hungria, em 1969.Susan Polgar (Zsuzsanna ou Zsuzsa) nasceu Budapest, na Hungria, em 1969.Em 1984, aos 15, tornou-se a jogadora feminina mais forte e em 1991 (aos 21), tornou-se a terceira mulher a conquistar a título absoluto de Grande Mestre. Tornou-se campeã mundial feminina em 1996 (derrotando Xie Jun em Jaén Espanha) e foi destituida em 1999 por recusar-se a defender o título. Seu pico de rating foi 2577, em janeiro de 2005.
https://www.chessgames.com/player/zsuzsa_polgar.html
Jogadora de estilo posicional balanceado, mudou-se para os EUA e tornou-se técnica e divulgadora do xadrez promovendo clubes em Nova York, no Texas e no Missouri.Tornou-se a recordista mundial de simultâneas em 2004, jogando contra 326 opponentes, com 309 vitórias, 14 empates e 3 derrotas com performance de 97%.Este recorde foi quebrado pelo GM búlgaro Kiril Georgiev em 2009.
Para homenagear Zsuzsa apresentamos esta brilhante partida de ataque que começa em uma abertura tranquila e tem uma longa combinação final, jogada contra o GM russo Leonid Yudasin (que hoje mora em Israel).
https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1110449
Sofia Polgar nasceu em 1974, é Mestre Internacional e Grande-Mestre Feminina. Aos 14 anos em 1989, causou sensação no torneio que ficou conhecido como “O Saque de Roma”, em que a jovem húngara venceu oito partidas seguidas e empatou a última para formar a maior performance da história até então, entre enxadristas de qualquer sexo. Um torneio que merece um curso à parte...Embora tenha atingido o rating de 2500, Zsofia teve uma carreira muito curta e não fornmou as três normas para conseguir o título de GM.
https://en.wikipedia.org/wiki/Sofia_Polgar
Para homenagear a segunda irmã Polgar escolhemos esta vitória sobre o melhor enxadrista brasileiro da história (Giovanni Vescovi) no campeonato Mundial Juvenil de 1994, disputado em Matinhos, Paraná. Este tipo de partida só existe graças ao poder de ataque de ambos os jogadores e ilustra o “jogue como uma menina” como poucos outros. Giovanni ainda não era GM, mas demonstra aqui soa coragem e categoria, deixando escapar a partida no lance 25, após o que não há mais volta.
https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1109768
Judit Polgar nasceu em 1976 e em poucos anos tornou-se a jogadora feminina mais forte da história e uma das melhores jogadoras em absoluto. Seu pico de rating foi 2735, em 2005, quando era considerada a oitava melhor jogadora do mundo e conquistou o direito a jogar a final do campeonato mundial de São Luis, Argentina, vencido por Vaselin Topalov.
https://en.wikipedia.org/wiki/Judit_Polg%C3%A1r
O Clube aumentou muito desde Vera Menchik até Judit: ela foi a primeira (e até agora a única) mulher a derrotar o campeão mundial da atualidade em uma partida clássica, tendo derrotado 11 ex-campeões ou futuros campeões em partidas rápidas ou clássicas. A lista inclui praticamente todos os que estavam vivos: Magnus Carlsen, Vishwanatan Anand, Vladimir Kramnik, Veselin Topalov, Rustam Kasimdzhanov, Ruslan Ponomariov, Alexander Khalifman Garry Kasparov, Anatoly Karpov, Boris Spassky e Vasily Smyslov. Não inclui oficialmente, (mas provavelmente) Bobby Fisher, que frequentou a casa dos Polgar e jogou com as meninas.
Judit derrotando o campeão mundial no campeonato Mundial de 2005: um misto de força de ataque e recuursos de final que só se vê em desafiantes ao título!
https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1361577
E aqui vemos Kasparov tentando sem sucesso dar a Judit um pouco do veneno que havia recebido de Kramnik (jogando a defesa berlinesa da partida espanhola.
https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1254283