Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM)

A OLM é um projeto que tem como objetivos melhorar a aprendizagem da Matemática nas escolas de Lavras e reconhecer talentos. Para atingir tais objetivos, no início do ano oferemos oficinas, aos sábados, para um grupo de alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental de escolas públicas de Lavras e, entre agosto e novembro, aplicamos provas com questões de teor olímpico para alunos do Nível 1 (sexto e sétimo anos do ensino fundamental), Nível 2 (oitavo e nono anos do ensino fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio). Essas aplicações são divididas entre primeira e segunda fases, sendo a primeira nas escolas e a segunda na UFLA. No final do ano realizamos a Cerimônia de Premiação para premiar aqueles alunos que mais se destacaram na OLM naquele ano.

O projeto iniciou-se em 2016 com 10 escolas (públicas e privadas) lavrenses inscritas e cerca de 3000 alunos participantes. Em 2019, já havia 20 escolas lavrenses inscritas e cerca de 5500 alunos participantes.

De 2016 a 2019, a OLM ministrou oficinas para alunos e professores de escolas públicas, participou de uma Semana da Matemática na UFLA com uma Maratona e participou de três UFLA de Portas Abertas, com grande sucesso. Além disso, nos últimos anos, elaboramos e corrigimos as provas de olimpíadas de matemática em quatro cidades da região (Bom Sucesso, Ibituruna, Nepomuceno e Três Pontas), premiando não apenas os alunos de Lavras, mas também dessas quatro cidades.

Vigências

A 1ª vigência teve início em 23/03/2016 e término em 30/04/2020. O projeto foi coordenado pelos professores Ana Carolina Dias do Amaral Ramos (2016-2017), Helvécio Geovani Fargnoli Filho (2017-2018) e Andréia da Silva Coutinho (2018-2020) e colaboração dos docentes Ana Carolina Dias do Amaral Ramos (DMM), Andreia da Silva Coutinho (DMM), Andreza Cristina Beezão Moreira (DMM), Antonio Marcos Ferreira da Silva (DMM), Camilla Marques Barroso (DES), Helvécio Geovani Fargnoli Filho (DMM), Márcio Fialho Chaves (DMM), Marlon Pimenta Fonseca (DMM), Nelson Antonio Silva (DMM) e Thaís Presses Mendes (DMM) e dos alunos Arthur Leão Almeida, Matheus Vitor Fernandes Pimenta, Rafaela Martins Furtado, Vinicius Trindade de Melo e Wellington Almeida Ferreira (todos bolsistas) e Bárbara Cristina Mariano Silva, Giovanna Maria Souza, Marden Lucas Alvarenga e Rayza Fernanda Silva (todos voluntários).

A 2ª vigência está em andamento e teve início em 30/04/2020. O projeto está sendo coordenado pela Profª. Andreia da Silva Coutinho, com colaboração dos docentes Andreia da Silva Coutinho (DMM), Andreza Cristina Beezão Moreira (DMM), Daiane Alice Henrique Ament (DMM), Jailton Viana da Conceição (DMM), Márcio Fialho Chaves (DMM), Marlon Pimenta Fonseca (DMM), Nelson Antonio Silva (DMM), Rita de Cássia Dornelas Sodré (DMM) e Thaís  Presses Mendes (DMM) e dos alunos Matheus Vitor Fernandes Pimenta (bolsista), Vinícius Trindade de Melo (término do vínculo em 30/12/2020), Isabella Santos Nascimento e Marden Lucas Alvarenga (ambos voluntários).

 

Para mais informações, acesse: https://dmm.ufla.br/olm (o site está em período de reconstrução).