Ir direto para menu de acessibilidade.

Fluidodinâmica Computacional aplicada na otimização de equipamentos em Estações de Tratamento de Água usando o software livre OpenFOAM

Otimizar o processo de captação e purificação de água para abastecimento de uma estação de tratamento é de extrema importância para suprir a necessidade de uma determinada população atendida, sempre levando em conta o crescimento dessa população. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) dispõe de uma estação de tratamento de água (ETA) própria, instalada em 1991. Hoje, com o aumento da população universitária, há uma maior demanda por água tratada. Entretanto, o aumento de vazão pode alterar a eficiência do tratamento. Assim, o objetivo deste projeto é utilizar a fluidodinâmica computacional como meio para otimizar
equipamentos de estações de tratamento de água, como floculadores e decantadores. A otimização será feita através de propostas de modificações na geometria destes equipamentos. Essas modificações devem proporcionar condições hidráulicas que favoreçam o processo de tratamento, como controle dos gradientes de velocidade por exemplo, evitando zonas mortas e quebra de flocos. Para isso, o OpenFOAM® será utilizado, por sua livre licença de operação, além de proporcionar solução robusta e confiável para as Equações Governantes do escoamento. Espera-se, com isso, propor mudanças que melhorem a eficiência deste tipo de equipamento, reaproveitando ao máximo as condições de funcionamento já em execução.

Coordenação: Profª. Drª. Evelise Roman Corbalan Góis Freire (DMM).

Participantes: Prof. Dr. Jonas Laerte Ansoni (DMM), Prof. Tit. Luis Fernando Coutinho de Oliveira (DSH), Profª. Drª. Camila Silva Franco (DSH), Brenda Bueno de Almeida Marcelino (Bolsista de Iniciação Científica/plano de trabalho finalizado), Sarah Lorena Marinho ( Bolsista de Iniciação Científica/plano de trabalho finalizado), Breno (IC Voluntário/plano de trabalho finalizado), Patrick Gustavo Machado de Souza ( Bolsista de Iniciação Científica/Plano de Trabalho em Andamento).

Agência Financiadora: CNPq.

Vigência: 2018 a 2022.