Ir direto para menu de acessibilidade.

Educação Matemática e Ensino de Física Visuais

Esta pesquisa pretende responder a seguinte questão: Que recursos didáticos visuais podem mediar o processo ensino aprendizagem de Matemática e Física na Educação de Surdos?.

Terá por objetivo geral: Analisar os recursos didáticos e estratégias metodológicas disponíveis em mídias digitais para o processo ensino aprendizagem de Matemática e Física na Educação de Surdos.

Os objetivos específicos são: (1) Mapear as pesquisas realizadas no Brasil relacionadas à Educação de Surdos nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Física; (2) Mapear as produções digitais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o ensino de Matemática e Física e; (3) Criar um portal com diferentes publicações nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Física.

Entendendo que a Libras tem um papel fundamental para o processo ensino aprendizagem de Matemática e Física possibilitando a comunicação de ideias matemáticas, em contextos pedagógicos que consideram a diversidade linguística, cultural, social dos
Surdos, essa pesquisa será desenvolvida em uma abordagem qualitativa, na perspectiva da Pedagogia Visual (CAMPELLO, 2008). Para a análise dos dados utilizaremos a Análise de Conteúdo. Disponibilizaremos os resultados obtidos em um Portal para consulta de estudantes Surdos e professores.

Coordenação: Profª. Rosana Maria Mendes (DFM/UFLA).

Participantes: Silvia Maria Medeiros Carporale, Wanderson Samuel Morais de Souza, Evelise Roman Corbalan Góis Freire, Jose Antonio Araujo Andrade, Adrielly Antonia Santos Gomes, Welbert Vinicius de Sousa Sansão, Adalberto Mendes, André Pimenta Freire e Helena Libardi.

Agência financiadora: FAPEMIG.

Vigência: 11/2019 a 11/2022.